PRIMEIRA TEMPORADA

Março de 2019

Modelagem Computacional

Em ciência o conceito de "modelo" é fundamental. Ele ajuda a simplificar problemas complexos e explicar resultados experimentais. Essa abstração em modelos matemáticos, que são processados computacionalmente , economiza investimentos, minimiza riscos e agiliza a pesquisa. Nesse vídeo pesquisadores contam como usam a modelagem computacional em suas pesquisas. 

Flores que Brilham no Escuro

Prof. Dr. Erick Leite Bastos

Instituto de Química da USP

Neste episódio o Prof. Erick conta sobre seu trabalho de pesquisa no qual utiliza a natureza como fonte de inspiração para criar moléculas com propriedades especiais. Assista e descubra como os pigmentos de plantas e cogumelos podem ser utilizados para as mais diversas aplicações, saiba mais sobre esse mundo fascinante e brilhante!

 
 

Química Computacional

Profa. Dra. Paula Homem de Mello

CCNH - UFABC

A química computacional utiliza supercomputadores para estudar problemas químicos, entre eles, como são as moléculas e como elas interagem entre si. Essas simulações possibilitam prever como as reações químicas se processam de maneira "virtual", agilizando novas descobertas e aplicações. A Dra. Paula é especialista nesta área e divide conosco sua experiência e informações sobre a interessante pesquisa que está desenvolvendo sobre células solares. 

Construindo a Ciência

Prof. Dr. Ataualpa Braga

Universidade de São Paulo

O estudo da catálise por meio de química computacional agiliza o desenvolvimento de sistemas catalizadores baseados em metais de transição que diminuam as barreiras e a energia necessária para reações químicas. Tendo seu trabalho acadêmico citado pelo ganhador do prêmio Nobel Akira Suzuki para explicar as reações de acoplamento cruzado na reação se Suzuki-Miyaura, o Prof. Ataualpa é o exemplo de um construtor de ciência que com seus estudos catalisa progressos científicos.

 

Interdisciplinaridade

Prof. Dr. Maurício Coutinho

UFABC

Com interesse desde o início de sua carreira não só pela área de química, mas também pela interdisciplinaridade entre química, biologia e física, que frequentemente ocorre em projetos de pesquisa, o Prof. Maurício comenta sobre o interessante projeto interdisciplinar de terapia fotodinâmica do qual participou. Fala também sobre seus novos projetos, um ligado à simulação de processos eletroquímicos e outro que visa o entendimento de como o movimento de larga amplitude de proteínas influencia na velocidade de reações catalisadas por enzimas. Assista e entenda melhor a relevância destes estudos. 

Grafeno - O Material que Não Deveria Existir

Prof. Dr. Alexandre Reily

Instituto de Física da UNESP

Há aproximadamente 15 anos atrás, o teorema que indicava que não poderia haver ordem bidirecional de longo alcance em um material caiu por terra com a descoberta do grafeno. Duzentas vezes mais resistente que o aço e um ótimo condutor de eletricidade e calor, o material é estudado para utilização em diversas aplicações, inclusive para o sequenciamento de DNA, entenda como! 

 

Nanotecnologia

Prof. Dr. Eudes Eterno Fileti

UNIFESP 

Um dos tópicos mais relevantes da atualidade é a geração de energia renovável ou energia limpa. Membro da equipe do Centro de Pesquisas em Energias Renováveis, o Prof. Eudes é responsável pelo estudo de dispositivos de armazenamento de energia, especialmente de baterias e supercapacitores, com suas pesquisas visa a otimização de 3 fatores: custo, eficiência e impacto ambiental. No campo do impacto ambiental, realiza pesquisa sobre o uso de Fosforeno, material análogo ao Grafeno, composto porém por átomos de fósforo, para captura de CO2. Assista!  

Nanoestruturas

Prof. Dr. Caetano Miranda

Instituto de Física da USP

Sabemos que o petróleo se tornará cada vez mais escasso. Maximizar sua extração tonar-se então algo bastante crítico. O Prof. Caetano conta neste episódio que em geral somente 35% dos petróleo é extraído das reservas. A aplicação de nanotecnologia para a extração, utilizando estudo de molhabilidade e simulações atomísticas é então cada vez mais relevante ao permitir um melhor índice de aproveitamento dos poços. Conheça mais sobre o estudo e sobre porque ele é transformado em música!

 

Momentos Especiais da Websérie!! Assista!

A WEBSÉRIE DA CIÊNCIA BRASILEIRA

Envie seu e-mail para avisarmos sobre novos episódios

Siga nossas redes sociais!

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

São Paulo, SP | Recife, PE | Boca Raton, FL (USA)​

www.versatushpc.com.br | [email protected] | tel. +55 11 3436-0664

  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Twitter - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo